segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fala que eu te escuto!

Bebês com seis meses de idade já podem entender o que os adultos falam!


Se você tem o hábito de conversar com seu bebê, saiba que aos seis meses de idade ele já pode compreender o que os adultos dizem. É o que revela um estudo recém-publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA) perceberam que os bebês são capazes de compreender o significado das palavras, mesmo antes de aprenderem a falar.

A pesquisa sugere que, aos seis meses de idade, os bebês já estão construindo o seu vocabulário. Os cientistas acreditam que conversar com os bebês, desde cedo, possa estimular suas competências linguísticas mais tarde.  Para chegar a estes resultados, os pesquisadores analisaram a compreensão de 33 bebês, com idade entre seis e nove meses, em relação a palavras simples, como alimentos e partes do corpo.
No primeiro teste, os cientistas exibiram duas imagens para as crianças: uma maçã e um braço. Em seguida, as mães das crianças perguntaram onde estava um dos objetos. Os pesquisadores acompanharam os movimentos dos olhos dos bebês e descobriram que, das 33 crianças com idade entre seis e nove meses, 26 tenderam a olhar para a imagem correspondente a palavra dita pela mãe. Segundo os cientistas, essa a frequência é improvável de ser atribuída ao acaso.

No segundo teste, as crianças deveriam localizar um objeto em uma determinada cena, como uma banana em cima de uma mesa junto a outros objetos. Os resultados mostraram que as crianças eram capazes de localizar algumas das palavras que os pesquisadores perguntaram. A pesquisa sugere que, em geral, os bebês conseguem compreender o significado das palavras meses antes de apresentarem habilidade para pronunciá-las. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário