quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Chameguinho

Você já ouviu falar em objeto transicional?
Seu filho tem ou já teve aquele objeto querido, que carrega pra todo lugar?? Um ursinho, uma fralda, um paninho... Esse objeto eleito pela criança representa um conforto e segurança principalmente nos momentos de angústia e na ausência dos pais.

Esse apego muitas vezes é manifestado desde cedo, para suportar a separação materna. Como se esse objeto fosse um pedacinho da mãe que está longe. Algumas crianças associam à hora de dormir e quando são paninhos ou ursinhos, fica difícil até poder retirá-los para lavar!

Minha pequena, de 1 ano e 5 meses, começou a "estudar", rsrs. Nos primeiros dias de escola o seu fiel amigo Barney ia junto, como se fosse um pedacinho de sua casa ali, seu amigo pronto para protege-la. Ali estava a figura da mamãe e do papai. Lindo, não? Agora ela deu uma folguinha pro Barney pois na sua mochilinha tem um elefante fofo pendurado que virou o companheiro da escola. É tão lindo, ela se abraça mesmo com ele... rsrs

É uma relação bastante saudável, dizem os psicólogos, pois  criança vive ali o imaginário, conversa e cria um amor seguro e confortável.

A partir dos 3 anos ela pode ir se desligando desse objeto, e a única atenção quanto a essa relação é que a criança não deixe de participar de atividades coletivas para brincar sozinha com ele e que tenha muita dificuldade em desligar-se com idade mais avançada.

E se o seu filho nunca se apegou a nenhum objeto? Saiba que esse não é um motivo de preocupação. Cada criança descobre maneiras diferentes de se auto consolar e acalentar, como acariciar os cabelos, a orelhinha, cantarolar etc. 


Pronta para a escola com o Elefantinho querido!


Nenhum comentário:

Postar um comentário