segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hora de dormir - Primeiro passo!

Gente, hoje começa de fato a série que quero dividir com vocês sobre o Sono. Não quero me deter naquelas dicas clichês de musiquinha relaxante, banho morno etc.. Pra quem tem um bebê que dorme mal, isso é básico! Vamos mais além! Serão vários posts, em diferentes dias, acompanhem!!! Vou falar do meu caso, como melhorei as noites da minha Beca, de alguns livros e pesquisas na área. Bom, espero que vocês gostem e também participaem com suas opiniões e experiências!
Bjsssss



"O segredo de dormir a noite inteira está na maturidade do bebê em aprender a se reorganizar aos leves despertares durante a noite".

Essa é uma frase muito verdadeira do Brazelton, que foi um grande Pediatra e estudioso.
Na verdade o bebê não dorme de fato a noite toda. Ele pode sim, e é super normal, meio que acordar, se remexer e trocar de posição, assim como nós. Mas deve ser capaz de transitar entre as fases do sono (leve e profundo) com capacidade de confortar-se e dormir novamente sozinho.

O bebê precisa encontrar um padrão para essa reorganização. Ou é recolocar a chupeta na boca, agarrar um paninho, ou assumir uma posição, de bruços, por exemplo. Se a mãe vai sempre até ele, tornará-se parte desse padrão de reacomodação, inevitavelmente. Se há uma mamadeira, a alimentação será também ritual dessa reorganização. Ou seja, o que você fizer repetidas vezes entra nesse ritual.

Mas na prática não é tão simples...

Vamos pra nossa realidade, sei bem como é difícil! É um caminho, longo, às vezes...
(o meu durou uns 6 meses e ainda tem uns deslizes de vez enquando - depois vou contar meu caso direitinho!)

Há maneiras de ajudar a tornar esse ritual cada vez mais uma autonomia da criança:
  1. Confortar o bebê no braço, esperar ele se acalmar e recolocar no berço ele bem relaxado e sonolento, mas não totalmente dormindo;
  2. Daí ficar ao lado apenas dando aquelas "palmadinhas" nas costas ou bumbum ou fazendo aquele clássico sonzinho "chii chiii chiiii";
  3. Ajude o bebê a encontrar um padrão de autoconforto, como agarrar o paninho, pegar a chupeta, ficar de ladinho ou de bruços (o que você perceber que ele mais relaxa e se aconchega);
Esse processo vai ser repetido muitas vezes, e em algumas delas o bebê vai levantar a cabeça e despertar... e você (com muita paciência!) recomeça tudo denovo.
Aos poucos o bebê vai incorporar esse ritual e um passo vai ser dado.

Bom, esse foi o passo de hoje! Vamos praticar?

Bjss

Um comentário:

  1. Vejo mudanças no blog! Tô amando, cada dia melhor!Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir