terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ciúme



É fato. Todas as crianças que ganham um irmãozinho ou irmãzinha passam por alguns comportamentos de ciúmes.
Uns mais, outros menos. E com manifestções diferentes... pode ser com agressividade, birras, choro por tudo, negação etc. Mas vejo todas as mães de 2 filhos tocarem nesse assunto, principalmente nos primeiros meses da chegada do novo integrante da família.
Nas trocas de informações e experiências cada mãe coloca um pouquinho do que funcionou consigo. Reunindo um pouco de tudo, vamos às dicas!


Tornar o filho mais velho um exemplo
Ressaltar as qualidades para o irmão mais novo, fazendo-o ficar lisonjeado.

Pedir ajuda para cuidar do bebê
Participação. Essa palavrinha já enche os mais velhos de orgulhos. Inclua no que for possível. Eu pedia pra minha filha me dar a fralda na gaveta, pra ficar pertinho na hora do banho caso eu precisasse etc.

Elogie as boas atitudes
Muitas vezes temos o mau hábito de focar no negativo, repreendendo o que não foi certo. Mas o que foi legal? Vamos ressaltar e elogiar. E é no reforço positivo é muito bom de receber!

Separe um tempo só para o mais velho
Aquela história de quando o bebê dorme você descansa também já era no segundo filho... fato que todas as mães compartilham. Porque tem o filho mais velho querendo também seus momentos exclusivos. É importante uma saidinha ou mesmo apenas sentar e fazer um jogo, desenhar...

Mostre que ele já foi bebê também
A minha filha amava ver seus vídeos da época bebê. E eu dizia ue ela também mamava, que às vezes chorava, e que foi aprendendo a falar, a andar... ela achava o máximo!

E conte com ajudas!
Nessa hora a presença de figuras significativas são bem importantes. O pai, avós e babá podem ajudar bastante na divisão de atençao.


2 comentários:

  1. AngelaLaprovitera30 agosto, 2011

    Raquel, fiquei me reportando ao passado e vejo que só é uma questão de calendário e de endereço. Todas nós mães, que já fomos filhotes sabemos que acontece esse tal ciuminho. Mas, as suas dicas estão muito bem ditas. Com amor, carinho e paciência a gente consegue o objetivo,transformar o que é negativo em positivo: AMOR!
    parabéns pelo seu blog e o seu trabalho empreendedor. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quel,
    Obrigada pelas dicas, serão muito úteis pra mim!!!
    Beijos em todas vcs!
    Melissa

    ResponderExcluir