quarta-feira, 13 de julho de 2011

Primeiros passos


Vai se aproximando do primeiro aniversário e é aquela expectativa dos primeiros passinhos!
Andar é muito significativo para o bebê (que vai justamente deixando de ser bebê), e para toda a família.
Não basta o bebê estar todo pronto fisicamente. Andar requer também um preparo e amadurecimento emocional. É passar da condição de colo para as possibilidades do mundo lá embaixo. A criança agora vai lidar com as maravilhas e os riscos desse novo mundo.

Algumas dicas para essa fase:

Respeite o tempo do seu bebê e evite comparações
Essa é a primeira dica porque é também motivo de ansiedade dos pais. Não há uma idade certa para a criança andar, e sim um período - entre 10 e 18 meses - para que isso aconteça.

Deixe-o explorar
Deixe o bebê experimentar o chão, fazer suas próprias rotas, procurar os melhores caminhos, descobrir texturas com os pés e as mãos. Ele precisa mesmo vivenciar e se familiarizar com esse espaço.

Incentive
Ficando em uma curta distância ou colocando brinquedos para a criança pegar. Ficar de pé com um apoio (às vezes o sofá ou uma mesinha da casa) faz com que dali surjam os deslocamentos.

Com as suas mãos
Eles adoram! E a sua coluna chora, hahaha! Segure as duas mãozinhas da criança e vá caminhando junto com ela. Pela frente pode ficar melhor para ela. Quando for evoluindo passa para uma mãozinha só! O bebê segurar um objeto também ajuda a dar equilíbrio, pois eles descarregam uma certa tensão.

Não o assuste, dê segurança
OK. Dá até um frio na barriga de ver aquele bebê andando todo desengonçado a ponto de cair a qualquer momento. Mas a sua postura é fundamental para que ele não se assuste. Quedas poderão acontecer, prepare-se para manter a calma e agir com carinho e atenção.

Esqueça o andador
Não recomendado por nenhum especialista infantil, o andajar deixa a criança em uma postura passiva, pois inibe as mudanças posturais (sentar, engatinhar, agachar), tão importantes para o exercício psicomotor nessa fase.

Calçado ideal?
O melhor é deixar seu filho descalço. Além de dar mais aderência, ao sentir o chão, ele se sente mais seguro. Evite os calçados duras, opte sempre por macios, confortáveis e no tamanho certo.

Um lugar diferente
Experimentar diferentes ambientes também motiva a exploração.

Atenção redobrada
Ao mesmo tempo que é uma delícia ver nosso filho andar, nessa fase (que inclui o engatinhar) é preciso ficar atento com tudo o que estiver aos olhos dele. Uma toalha de mesa que pode puxar, quinas de móveis, escadas, objetos pequenos e pontiagudos e até móveis fáceis de virar. É isso aí, emoções virão!!!


Pronto! Agora vai ganhar o mundo!
Para nós mães também é bem significativo...
#reflita
Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário