segunda-feira, 25 de julho de 2011

Palavras mágicas

A formação da personalidade e identidade da criança se dá com os primeiros contatos sociais, Inicialmente a família é esse meio, e mesmo com a extensão desse núcleo para amigos e escola, ainda somos, por muito tempo, a principal referência da criança.
Por isso, nossos atos e palavras têm um peso especial, que geram um impacto positivo ou negativo.
Mesmo no auge da impaciência fique atento a algumas frases de efeito negativo que devem ser evitadas.

“Pára de chorar”
A clássica frase inibe a expressão do sentimento da criança. O ideal é que você a ensina a lidar com as próprias emoções. Peça que a criança mantenha a calma e assim vá ajudando-a cessar o choro.

“Volte já para a sua cama, isso é só um sonho”
Até os 5 ou 6 anos, os pequenos não sabem diferenciar com precisão o mundo real do mundo dos sonhos, por isso eles não entendem bem quando você disser que aquilo que elas vivenciaram não é real. O melhor é acalentá-lo, dizer que o medo logo vai passar e colocá-lo para dormir na cama dele novamente. Nesse momento tudo que ele precisa é sua acolhida, que lhe passa segurança.

“Essa injeção não vai doer”
Mentir para o seu filho faz com que a relação de confiança entre vocês seja quebrada. Fale sempre a verdade. Além da dor da injeção, ele também vai ficar magoado por ter sido enganado.

“Você não aprende nada direito”
Crianças que tem uma referência negativa de si mesmas obviamente ficam com a autoestima prejudicada. E, como elas ainda possuem um mecanismo de defesa pouco desenvolvido, tudo o que um adulto disser terá um impacto enorme. Dizer que elas são burras, ou que nunca vão aprender matemática, por exemplo, pode fazer com que realmente acreditem que tem essas fraquezas.

"Se você não me obedecer, eu vou embora" A criança tem de aprender a respeitar os pais pela autoridade - e não por medo de perdê-los ou, pior ainda, de serem maltratados. Ameaças e chantagens estão fora de cogitação.

"Você É muito egoísta"
Quando você afirma o peso da frase cai como um rótulo. Diante de atitudes erradas que você queira chamar a atenção do seu filho, fale que ele está tendo uma atitude egoísta, por exemplo. Assim ele vai acreditar que pode ser diferente.


Claro que, às vezes, nós pais e mães acabamos falando coisas que não gostaríamos...
Se isso acontecer, não se culpe...
O jeito é recuperar a calma e conversar com a criança, explicando que agiu de forma errada.
Isso acontece com todo mundo, mais cedo ou mais tarde!

Bjss e boa sorte!

4 comentários:

  1. Muito legal é isso mesmo,Raquel.Só faltou um...
    "Se continuar fazendo bobeira,vou ligar pra SUPER NANY"!kkkkkkk (bricadeira, viu?)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bem postado. O que foi dito é uma realidade. Mães e pais não são perfeitos e os estresses do dia muitas vezes tiram os pais do "sério" e despacham o filho com essas famigeradas frases tão conhecidas por todos....risos. Mas, nenhuma mãe (falo em causa própria) quer deixar traumas no, e nem quer que sua imagem seja negativa. Sofri, estudei, pensei, fiz terapias mil para acertar na educação da minha filhota. Educar é para sempre. Luta diária. É difícil, mas podem ter certeza que a criançada é inteligente e guarda quase tudo. São bem aprendidas... Bjs

    ResponderExcluir
  3. A mais pura verdade! A máxima de que a palavra dita é palavra que não volta atrás, também se aplica aos nossos filhos. Muito bem Raquelzinha!
    Roberta Quaranta

    ResponderExcluir