segunda-feira, 13 de junho de 2011

Série Hora de Dormir - O meu caso!

Minha bebê Rebeca começou sua vidinha dormindo até bem, mas com o passar dos primeiros 3 meses a coisa foi piorando, e chegaram a haver noites de, contado meeesmo, eu levantar mais de 30 vezes!!!!
Ela não chegava a "trocar o dia pela noite", mas era aquele mexe mexe no berço e choramingava. Tinha que ir lá, dar a chupeta e muitas vezes tirar e balançar...
E assim foram uns 6 meses de olheiras, dias poucos produtivos etc. Revezava com a babá, que era uma santa, mas por questão de sobrevivência colocou maus hábitos pra piorar a situação, como deitar na rede com a bebê a noite toda.
Eu mesma cai em muitas armadilhas da mãe cansada... tipo deitar também, rsrs, e dar a mamadeira antes da hora prevista porque aquilo fazia com que ela pelo menos dormisse uma hora seguida...
Nessa hora, não julge. Quem tá passando ou passou por isso sabe bem o que estou falando. Sempre ouvia "ah, não pode tirar do berço... não dê leite de madrugada... bla bla bla". E eu ficava babando com aquelas mães que diziam "o meu dorme a noite toda desde 1 mês!" hahaha
Ao mesmo tempo que tinha consciência de que tem bebês assim mesmo, isso me inquietava e resolvi consultar um médico especialista. "Tudo normal, apenas hábitos", ele disse. E sugeriu uma medicação natural, última geração, para ajudar, mas não aderi, fiquei receosa.

E assim fomos aos HÁBITOS! A babá saiu (a "pobi", acho que não aguentou! kkk) e passei a assumir as noites da Beca integralmente. A outra babá já dava conta das duas (minha outra filha) durante o dia, eu não podia sacrificar a noite da coitada!
Acho que tudo melhorou por um conjunto de fatores somados às mudanças que fiz, eis:

- a beca já tava próximo de 1 ano;
- passei a levava pra dormir só às 20 hrs, deixando ela "cansar" mesmo. Ela dormia muito cedo antes;
- ela começou a dormir só no seu quarto, e eu no meu, com as portas entre abertas. E nada de babá eletrônica!
- passei a deixar 2 chupetas extras soltas no berço para ela aprender a achar e botar sozinha. Quando ela choramingava eu dava a chupeta na mãozinha dela e ela mesma levava à boca;
- a hora de dormir manteve seu ritual de banho, musiquinha etc (sempre teve) e a mamadeira não é mais dada na cadeira pra depois ninar. Beca fica no berço, a babá dá mamadeira pra ela, apaga a luz e fica quietinha fora da visão dela. Quando ela acaba, bota de lado, pega seu bubu e dorme! Ela pega a mamadeira e tchau! Quando isso tudo é comigo, confesso que não dá tããão certo não... ela sabe que tô no quarto e quando acaba a mamadeira levanta a cabeça e diz :"mamãe?", hahaha. Muitas vezes acabo dando uma balançadinha básica. Ainda temos o que aprimorar nessa hora!

Ainda tem o leite de 12 hrs (não tá 100% ainda!), que dou da mesma forma. Daí vai até as 6 hrs, mais ou menos.
Há uns dias passamos a fazer o leite da hora de dormir batido com fruta, para ficar mais forte. E já aconteceu dela ir até às 3 ou 4 hrs direto! A pediatra deu a dica do leite batido com maracujá, fica uma delícia (parece mousse) e ainda tem o efeito calmante!
Claro que algumas noites ainda tem uma acordada inesperada na madrugada, uma noite inquieta também, ou o leite mais cedo... mas bem menos e rapidamente ela volta ao sono.

Moral da história: tudo passa! Tem bebê que é assim mesmo, não ache que é você que tá fazendo tudo errado. Eles nascem com mais dificuldade de sono do que outros, assim como tem aqueles que não comem bem etc. As mudanças na rotina podem ajudar sim, tente identificar se há algo a ser feito e o resto é paciência e firmeza! Uma hora melhora!


Olha o jeito mimindo! #Amoooo

Compartilhe com a gente sua dúvida ou sugestão!!!
Bjsssss

Um comentário:

  1. Quel, me vi em vc neste texto. Essas dicas vão ser muito importantes pra mim, tenho certeza, pois ainda estou enfrentando os choramingos... Muito obrigada e beijão, Melissa

    ResponderExcluir